Akeme Design

Rating: 2.8/5 (86 votos)




ONLINE
1






História das Artes

 HISTÓRIA DAS ARTES GRÁFICAS

 

A indústria de Artes Gráficas completa quase 550 anos nesse início de milênio considerando seu início com a impressão da Bíblia de Gutemberg. A evolução do design, a criação de tipos, a tecnologia de impressão, a fotografia, a comunicação de massa, e a procura da humanidade pelo conhecimento se misturam, se transformam, e se completam. Abaixo, uma pequena cronologia da evolução das Artes Gráficas.

1450- Gutenberg inventa os tipos móveis.

1455- Gutenberg imprime a Bíblia de 42 linhas.

1457- E impresso na Alemanha o Psalt, livro de filigranas e letras iniciais em duas cores. Gutenberg é um dos artesãos responsáveis.

1464- Os alemães Sweynheym e Pannartz abrem sua primeira gráfica em Roma. Essa migração germânica produziu uma revolução tipográfica na Europa.

1470- Nicolas Jenson desenha e manda fundir a primeira fonte no estilo Roman, até hoje utilizado.

1499- Aldus Manutius imprime o livro Hypnerotomachia Poliphili. Até sua morte em 1516, foi um dos principais impressores europeus.

1520- Glande Garamond desenha sua primeira família de tipos.

1569-1572- Christophe Plantin edita os oito volumes da Bíblia Polyglota, patrocinado pelo rei Filipe II da Espanha.

1692- O rei Luís da França solicita o desenho de uma fonte para uso exclusivo da coroa francesa, para o tipógrafo Philippe Grandjean.

1725- O escocês William Ged inventa a composição de páginas inteiras numa só matriz, sistema que foi melhorado e batizado de estereotipia pelo tipógrafo francês Firmin Didot, que inventou a caixa de tipos móveis.

1734- O inglês William Caslon desenha 38 fontes, e cessa a importação de fontes de outros países (principalmente da Itália) na Inglaterra.

1758-1768- John Baskerville, tipógrafo, desenha a fonte que leva seu nome, e leciona a Cambridge University, onde é o responsável pela gráfica. Lá edita sua versão da Bíblia, considerada um dos melhores trabalhos tipográficos e de impressão do século XVIII.

1768- Gianbattista Bodoni é eleito Diretor de Imprensa do Duque Ferdinando de Parma.

1796- O alemão Móis Senefelder inventa a impressão química sobre pedras — a litografia, mãe da impressão Offlset.

1800- O inglês Lord Stanhope constrói uma prensa de ferro capaz de imprimir duas páginas de uma vez.

1822- Joseph IVicephore Niépce obtém uma imagem permanente utilizando uma câmara escura - nasce a fotografia.

1846- O norte-americano Richard Hoe criou a primeira rotativa tipográfica.

1861- O escocês James Clerk Maxwell mostra que todas as nuanças de cor derivam de três cores primárias — Vermelho, Azul e Verde (RGB).

1867- Foi patenteada a primeira máquina que viria a tornar-se a monotipo, que fundia os tipos na hora de compor o texto, pelo norte-americano James Clephane.

1869- Começa na Inglaterra a utilização de chapas metálicas curvas com letras fundidas e fotografias reticuladas.

1878- O alemão naturalizado norte-americano Ottmar Mergenthaler inventa a linolipo. componedora que fundia uma linha de tipos de uma só vez, mecanicamente. Foi instalada a primeira máquina no jornal New York Tribune, em 1886.

1879- George Eastman (fundador da Kodak) patenteia um sistema de emulsão sensível à luz para chapas de impressão.

1907- Os irmãos franceses Auguste e Louis Lumiére desenvolvem o primeiro sistema de fotografia açores.

1910 (circa)- Frederich Eugene Ives desenvolve o sistema de defração da imagem em linhas de pontos - a retícula.

1924- Comercializada a primeira câmera fotográfica portátil - uma Leica com lente Leitz 24X36 mm.

1930- Surge o primeiro filme colorido que combina uma camada gelatinosa para cada cor na mesma película - o Kodachrome.

1947- Edwin Land produz um filme de revelação instantânea e funda a Polaroid.

1953- É impresso nos EUA o livro The Wonderful World of Insects, publicação que teve os textos compostos no Photon, a primeira máquina de composição tipográfica a utilizar a luz e gravar as letras em papel fotossensível.

1963- Criada na Universidade de Stanford a primeira máquina fotográfica digital, a câmera Videodisk, que armazenava imagens por alguns minutos em um disco flexível de plástico.

1971- Lançada pela Compugraphic a CompuWriter, fotocomponedora na qual o texto era digitado, sendo então gravado em fita perfurada de papel. Essa fita era colocada em outro equipamento, que dava saída na fotocomposição em papel fotográfico. Compunha os textos em larguras de coluna preestabelecidas pelo operador, uma revolução para a época.

1972- Comercializados os primeiros scanners pela Hell.

1978- E lançado pela Monotype o Lasercomp, primeiro equipamento a utilizar raio laser para saída de filmes - a primeira imagesetter.

1980- Surgem os CDs.

1985- Lançada a linguagem PostScript pela Adobe; pela primeira vez, textos e fotos podiam ser montados juntos em computadores pessoais — os PCs.

1990- Surgem as primeiras máquinas fotográficas digitais.

1991- As empresas Heidelberg e Presstek gravam as primeiras chapas de impressão direto do computador - surge a tecnologia CtP (Computer to Plate).

1993- Surgem as primeiras impressoras digitais para pequenas tiragens, da índigo e da Xeikon.

1997- São enviados pela primeira vez arquivos gráficos pela Internet em PDF.

2000- Estabelecimento definitivo do CTP, do PDF e da transmissão remota de arquivos via FTP.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional